Apuração de horas extras – parte 4.2 – horas noturnas

Correção da fórmula de cálculo das horas noturnas para evitar resultados com horas negativas.

Para saber mais sobre horas noturnas e sobre a hora ficta noturna, leia os seguintes artigos:

  • Cálculo do Adicional Noturno e das Horas Extras Noturnas – clique aqui
  • Fator de Redução da Hora Extra Noturna – clique aqui
  • Hora Noturna Reduzida – clique aqui

 

APURAÇÃO DE HORAS EXTRAS – HORAS NOTURNAS – PLANILHA – CORREÇÃO NA FÓRMULA

Um leitor do blog me alertou sobre um erro que é exibido nas colunas que calculam as horas noturnas na planilha V4.1 (post anterior), nos dias em que o trabalhador está de folga ou que trabalha em apenas um turno, como no exemplo abaixo:

Como as células para inserção dos horários de trabalho nos domingos e no segundo turno dos sábados não foram preenchidas, a fórmula que apura as horas noturnas (coluna I) produziu um tempo negativo, que é exibido na célula como “#####”.

Assim, o erro a que se referiu o leitor é, na verdade, “hora negativa”, e isto ocorre sempre que houver células vazias (em branco) em um turno de trabalho ou nos dois.

Uma maneira simples de corrigir esse “erro” sem alterar as fórmulas é preencher as células vazias com 00:00, como demonstrado abaixo:

Outra opção é alterar a fórmula do cálculo das horas noturnas acrescentando mais duas fórmulas condicionais à fórmula original:

  1. SE(CONT.VALORES(D8:G8)=0;0
  2. (F8<>””)

A função CONT.VALORES conta o número de células que não estão vazias em um intervalo. Assim, caso todas as células do intervalo D:G não sejam preenchidas (dias de folga do empregado ou em que ele faltou), a função retornará 0 (zero) e nada será calculado de horas noturnas.

Se apenas as células do segundo turno de trabalho não forem preenchidas, a condição (F8<>””) será verdadeira e as horas trabalhadas no segundo turno serão calculadas.

Veja como ficou a fórmula completa com os acréscimos das fórmulas condicionais:

 =SE(B8="";"";SE(CONT.VALORES(D8:G8)=0;0;MÁXIMO(ININOT;MÍNIMO(FIMNOT+1;E8+(D8>E8)))-MÁXIMO(ININOT;D8)+(MÍNIMO(FIMNOT;E8+(D8>E8))-MÍNIMO(FIMNOT;D8))+(F8<>"")*(MÁXIMO(ININOT;MÍNIMO(FIMNOT+1;G8+(F8>G8)))-MÁXIMO(ININOT;F8)+(MÍNIMO(FIMNOT;G8+(F8>G8))-MÍNIMO(FIMNOT;F8)))))

Abaixo, a planilha com a fórmula corrigida. Agora, mesmo que o leitor deixe as células vazias nos turnos em que não há labor, a fórmula não exibe mais “######”. O único cuidado é: nos dias em que houver trabalho em apenas um dos turnos, sempre inserir os horários nas células das colunas D e E (primeiro turno).

Para fazer download deste modelo, use o ícone abaixo:

 

  • Valcir Vicente Ferreira

    Parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido no site, “PARABÉNS” mesmo….