Apuração de Horas Extras – versão 4.4 – digitar as horas sem os dois pontos

Planilha para apuração de horas extras e adicional noturno sem a necessidade de digitar horas com dois pontos

A amiga Andreia Pasquali me fez o seguinte questionamento:

Gilberto, gostei muito da sua planilha para apuração das horas extras. Para mim ela ficou perfeita. (…)  tem como não digitar os dois pontos das horas tipo 14:45 ou digitar somente 1445 para ser mais rápido?

De fato, apurar horas extras no Excel é uma tarefa bem tediosa quando temos que ficar pressionando a tecla shift + dois pontos ( : ) para inserir os horários de trabalho.

Quando são apenas alguns horários para digitar até que não é tão ruim. Contudo, se o usuário tiver que digitar os horários de trabalho de vários empregados referentes a um mês inteiro, a tarefa se torna cansativa e demorada.

Assim, atendendo ao que foi solicitado pela Andreia, disponibilizo uma planilha para apuração de horas extras e adicional noturno já com recurso de não precisar digitar o shift + dois pontos.

Outras orientações:

  • Os horários de entrada, intervalo e saída deverão ser inseridos nas colunas D (Entrada), E (Saída), F (Entrada) e G (Saída). Se o empregado entrou às 08:00, saiu para o intervalo às 12:30, retornou do intervalo às 13:00 e encerrou a jornada às 17:36, digite 800 – 1230 – 1300 – 1736;
  • A medida que os horários são inseridos nas células D, E, F e G, as fórmulas das colunas R, S, T e U converterão os valores em horas e minutos (cartão ponto espelho). Não alterar estas fórmulas;
  • Nas células E3 e E4 poderão ser alterados, respectivamente, o ano e o mês de apuração das horas extras;
  • Na célula I3 poderá ser alterado a data de fechamento do ponto. Se ela permanecer vazia, as horas extras serão apuradas do dia 01 ao último dia do mês. Se for preenchida, por exemplo, com o dia 20, o cálculo será realizado do dia 21 de um mês ao dia 20 do mês seguinte.
  • Na célula L3 poderá ser alterada a jornada de segunda a sexta-feira e, na célula L4, a jornada do sábado.
  • Na célula N4 poderá ser alterado o horário de início da jornada noturna e na célula O4 o horário do término do período noturno.

A planilha está disponível para download, bastando apenas se cadastrar no blog. Você pode baixar e utilizar. Qualquer dúvida ou dificuldade em trabalhar com a planilha, entre em contato pelo email gilberto.braga2000@gmail.com

Para fazer download deste modelo, use o link abaixo.

 

O arquivo abaixo é a mesma planilha com o acréscimo de um botão para limpar o quadro de horários:

  • Davi Martins

    Olá Gilberto, tudo certo? Primeiramente Parabéns pelo trabalho realizado até aqui e o compartilhamento de conhecimento.
    Mas gostaria de perguntar, essa planilha não é possível obedecer o critério de 10 minutos de carência da CLT
    Percebi que isso não ocorre na sua planilha. Desde Já agradeço, abraços!!!