Apuração de horas extras – parte 4.2 – horas noturnas
Para saber mais sobre horas noturnas e sobre a hora ficta noturna, leia os seguintes artigos:
- Cálculo do Adicional Noturno e das Horas Extras Noturnas – clique aqui
- Fator de Redução da Hora Extra Noturna – clique aqui
- Hora Noturna Reduzida – clique aqui
APURAÇÃO DE HORAS EXTRAS – HORAS NOTURNAS – PLANILHA – CORREÇÃO NA FÓRMULA
Um leitor do blog me alertou sobre um erro que é exibido nas colunas que calculam as horas noturnas na planilha V4.1 (post anterior), nos dias em que o trabalhador está de folga ou que trabalha em apenas um turno, como no exemplo abaixo:
Como as células para inserção dos horários de trabalho nos domingos e no segundo turno dos sábados não foram preenchidas, a fórmula que apura as horas noturnas (coluna I) produziu um tempo negativo, que é exibido na célula como “#####”.
Assim, o erro a que se referiu o leitor é, na verdade, “hora negativa”, e isto ocorre sempre que houver células vazias (em branco) em um turno de trabalho ou nos dois.
Uma maneira simples de corrigir esse “erro” sem alterar as fórmulas é preencher as células vazias com 00:00, como demonstrado abaixo:
Outra opção é alterar a fórmula do cálculo das horas noturnas acrescentando mais duas fórmulas condicionais à fórmula original:
- SE(CONT.VALORES(D8:G8)=0;0
- (F8<>””)
A função CONT.VALORES conta o número de células que não estão vazias em um intervalo. Assim, caso todas as células do intervalo D:G não sejam preenchidas (dias de folga do empregado ou em que ele faltou), a função retornará 0 (zero) e nada será calculado de horas noturnas.
Se apenas as células do segundo turno de trabalho não forem preenchidas, a condição (F8<>””) será verdadeira e as horas trabalhadas no segundo turno serão calculadas.
Veja como ficou a fórmula completa com os acréscimos das fórmulas condicionais:
=SE(B8="";"";SE(CONT.VALORES(D8:G8)=0;0;MÁXIMO(ININOT;MÍNIMO(FIMNOT+1;E8+(D8>E8)))-MÁXIMO(ININOT;D8)+(MÍNIMO(FIMNOT;E8+(D8>E8))-MÍNIMO(FIMNOT;D8))+(F8<>"")*(MÁXIMO(ININOT;MÍNIMO(FIMNOT+1;G8+(F8>G8)))-MÁXIMO(ININOT;F8)+(MÍNIMO(FIMNOT;G8+(F8>G8))-MÍNIMO(FIMNOT;F8)))))
Abaixo, a planilha com a fórmula corrigida. Agora, mesmo que o leitor deixe as células vazias nos turnos em que não há labor, a fórmula não exibe mais “######”. O único cuidado é: nos dias em que houver trabalho em apenas um dos turnos, sempre inserir os horários nas células das colunas D e E (primeiro turno).
Para fazer download deste modelo, clique abaixo V4.2:
Baixar planilha
Pode enviar essa planilha para andllopes@gmail.com? O link para download não está aparecendo.
Boa noite Andreia
Tive um sério problema no blog, mas nesse próximo final de semana irei disponibilizar novamente as planilhas.
Att.
Gilberto
Olá Gilberto, ainda nao foi resolvido o problema do link?
Nao consigo baixar a planilha.
Olá Gilberto, também gostaria de uma cópia desta planilha, preciso realizar exatamente esses cálculos de horas trabalhadas diurnas e noturnas. se for possível enviar para e-mail (nandofh2000@gmail.com)ou disponibilizar a planilha para download, fico agradecido.
Att.
Fernando
bom dia,
Como baixar esta planilha? pode enviar para marcelo_civi@terra.com.br
Bom dia,
Não consigo baixar as planilha de horas noturnas e a de calculo de verbas rescisórias.
Pode me enviar.
Grata
Cristiane
Oi, pode em enviar no email fabi.m.b@hotmail.com por favor ?, não consegui baixar do link
Olá Gilberto,
Gostaria muito de ter a sua planilha, será que poderia enviar para o e-mail abaixo :
alexmodolo01@gmail.com
obrigado